O Mangá Pokémon

Carlos Marino
1

 Lançado em 1997, o primeiro mangá pokémon veio depois da aceitação do publico para com o game. A primeira história em quadrinhos da franquia veio com o nome de "Pocket Monster", onde eram narradas as aventuras e desventuras de um treinador, juntamente com seus Pikachu e Clefairy.

 Volume 1 Volume 1 Volume 1

 Na primeira fase dos mangás, os monstrinhos de bolso e o que acontecia no decorrer da história eram bem mais realistas do que é retratado hoje em dia. O realismo as vezes era tanto, que em alguns capítulos, alguns pokémon chegaram até mesmo a morrer.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjav_kaDavHB9G3DT9vQm6di7QFjhoUOP2RtGUtAO9ifpEb1PA-Qfc3HkGgDAVMjCpfi7tIBp7XoWYmhze5eCzYePMpjGqRMT_jUoZpvSvvDDHKMKOdqhRlEnFRAaBpsmHqqA6qZcgOs18M/s1600/yKN02.png
Vejam que o Arbok cortado ao meio no chão, e que existe um Psyduck 
morrendo aos poucos sendo corroído por uma espécie de ácido.
 
 Os mangás de pokémon em sua maior extensão quase sempre se baseiam nos games, utilizando os nomes principais dos jogos, o enredo, os personagens que são jogáveis (os que podemos controlar) e os secundários que aparecem inevitavelmente ao decorrer da história, tais como: lideres de ginásios, treinadores aleatórios, membros de algumas organização do mal, amigos e etc.

http://images2.fanpop.com/images/soapbox/blue-pokemon_39469_2.jpg?cache=1262277777 Um exemplo disso é a Saga Red, Green e Blue. Nessa saga, Red que é um treinador natural da Cidade de Pallet inicia uma aventura por toda a região de Kanto, logo depois de receber de seu professor um pokémon elétrico chamado "pikachu". A partir daí o mangá segue o roteiro do game, onde Red irá enfrentar líderes de ginásio, irá atrapalhar os planos da malvada Equipe Rocket, irá chegar a liga pokémon e por fim a vencerá.
 Apesar de alguns mangás seguirem o roteiro dos games, uma coisa muda, e é o que é interessante nos mangás de pokémon. O fato de o personagem (dentro do roteiro) poder fazer escolhas, capturas e ações diferentes do que nós poderíamos fazer nos jogos.

 Existem também os mangás que não se baseiam somente nos games. Temos mangás pokémon que utilizam como base outras produções da franquia, como: anime, filmes, e até jogos spin-offs como Mystery Dungeon e Colosseum. Como em "Pokémon Diamond and Pearl Adventure!", onde o personagem principal é Hareta (Neto do professor Rowan), que tem a difícil missão de encontrar o lendário pokémon Dialga.

 Um exemplo de que os mangás também podem trazer histórias totalmente novas e surpreendentes é Pokémon RéBURST. Tendo estreado no Japão em março de 2011, esse mangá não fez muitos fãs, e uma prova disso é o fato de que ele nem chegou a ser traduzido para o Inglês.
 Com um enredo diferente, Pokémon RéBURST conta a história de um menino chamado RYOUGA, que assim como outros em seu mundo, têm a capacidade de se transformar em um Híbrido de Humano-Pokémon utilizando uma técnica chamada de EXPLOSÃO.



Conclusão

 Os mangás pokémon no geral ainda atraem muitos fãs de diferentes idades em todo o mundo; fãs esses que estão a procura de algo mais atraente, algo mais diferente do habitual. Isso é, apesar do anime fazer muito sucesso, um fato é verídico: o anime não se compara aos mangás. Afinal ambos os mundos são diferentes, e cada um mostra a realidade do mundo pokémon de modo totalmente inexplorado.


Postar um comentário

1Comentários
  1. Eu não achei essa matéria bem detalhada, poderia falar mais..

    ResponderExcluir
Postar um comentário